Roteiro para youtube

Alan Wake e as influências de David Lynch


(O vídeo abre com um logotipo animado de David Lynch e Alan Wake. A música toca ao longo do vídeo)


Narrador: David Lynch é amplamente celebrado como um dos maiores diretores de todos os tempos, inspirando incontáveis cineastas e artistas. Mas sua influência também pode ser vista em muitos outros meios - incluindo um que você não pode esperar: videogames. Hoje estamos examinando como o estilo de assinatura de David Lynch deixou sua marca no jogo de terror de 2010, Alan Wake.


(Cortar para filmagens de jogo de Alan Wake)


Alan Wake é uma mistura única de horror e mistério, onde você brinca como escritor tentando desvendar os segredos de uma misteriosa cidade no Noroeste do Pacífico. É escura, suspensa e sinistra o suficiente para fazer sua pele rastejar - todas marcas de uma produção clássica de David Lynch. Desde Twin Peaks até seu mais recente trabalho em Mulholland Drive, Lynch sempre se destacou na criação de mundos surreais que deixam os telespectadores se sentindo inquietos.


(Cortar para o narrador)

Não é surpresa então que o desenvolvedor Alan Wake Remedy Entertainment tenha sido fortemente inspirado pelo trabalho de David Lynch ao projetar o cenário e a atmosfera do jogo. As florestas nebulosas, a escuridão avassaladora e os estranhos habitantes fazem lembrar Twin Peaks - mesmo alguns personagens compartilham atributos físicos semelhantes aos encontrados na série de TV! Além de nos dar um ambiente cheio de pavor e tensão, Remedy também acrescentou referências sutis ao longo de todo aquele aceno diretamente a algumas das obras mais populares de Lynch.


 (Cortar para filmagens de jogo)


Por exemplo, pegue esta cena cedo em Alan Wake, onde nosso protagonista se encontra preso em um velho moinho abandonado - uma situação diretamente da Blue Velvet! Vemos também acenar para outros momentos icônicos como a peça 3 perdida, onde nosso protagonista entra num reino de sonho que lembra a infame cena do Clube Silencio de Mulholland Drive. Até mesmo o "Veludo Azul" de Bobby Vinton aparece durante uma seqüência particularmente tensa!


 (Cortar para o narrador)


Estas referências não são apenas para mostrar; elas servem como lembretes sutis de que por trás de todas as suas armadilhas de horror, Alan Wake é fundamentalmente sobre explorar ansiedades pessoais ou "lugares escuros" - algo que tem sido central para muitas das histórias de David Lynch ao longo dos anos. Com seu uso inteligente de referências e cenários surreais, não há dúvida de que este influente diretor teve um impacto duradouro sobre Alan Wake - tornando-o um dos títulos mais memoráveis e instigantes dos jogos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LINGUAGEM, TIPOLOGIA E ALFABETO NAS ARTES DA PICHAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO

ORGANIZAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA DO ABC PAULISTA (1964-1989)